Mecânico imagina essa situação: O cliente autoriza o serviço você faz na hora de ligar para o cliente ele não lhe atende ou ele diz que não vai conseguir retirar essa semana pois está sem dinheiro! Parece um absurdo, não é mesmo? Mas isso acontece principalmente em serviços mais complexos, há casos que o dono da oficina pede metade do valor e ainda sim na hora de pagar o restante o cliente não tem dinheiro. Aqui estão algumas etapas a serem consideradas ao enfrentar esse problema:
1. Receba antes de fazer o serviço:
Como assim Amanda? Tem muitas coisas que você primeiro paga pra depois receber e porque na sua oficina tem que ser diferente se é uma empresa? O que vai trazer a confiança para o seu cliente é ter documentos assinados ou seja, o cliente autorizou? Vamos fazer um contrato de prestação colocando todas as informações inclusive previsão de data de entrega. É importante também emitir nota fiscal deixar tudo bem claro infelizmente é cultural as oficinas receberem depois que faz o serviço o problema é que o perfil dos consumidores mudou a grande parte hoje está enrolada financeiramente e você tem contas para pagar lembre-se disso!
Nesse momento você pode estar se questionando como vai receber antes se o orçamento pode mudar a solução é deixar por escrito e pedir para o cliente assinar que o orçamento está sujeito a alteração caso haja ele será informado. Outra estratégia seria você colocar no orçamento considerando que seja possÃvel trocar determinada peça se após não precisar você descontar esse valor do cliente, mas cuidado, seja honesto se não precisou trocar nada de cobrar viu?
2. Tenha o kit de documento para proteger a oficina:
Hoje mais de três mil oficinas utilizam o kit documento esses documentos eu fiz na época pois os mecânicos enviavam mensagens dizendo que estavam desamparados aà criei o kit nesse kit tem os principais documentos para proteger a oficina como: modelo de contrato de prestação de serviços, diária de pátio, cobrança de diagnóstico, quando o cliente autoriza e depois quer cancelar e você já desmontou olha são mais de 20 documentos para cada situação você terá um aà basta o seu cliente assinar esses documentos são baseados na lei. Caso você queira, vou deixar o link para você mais informações: kit documento
3. O cliente não atende as ligações ou atende, mas não vem retirar e agora?
Você já tentou ligar para ele e não responde nesse caso se você tem o endereço você pode enviar uma carta registrada com aviso de recebimento solicitando a retirada até tal data caso não retire de forma amigavél a oficina terá que partir para os meio judiciais sobre cobrança de diária de pátio é importante deixar isso em comunicado pode até colocar um informativo na oficina pedir para o cliente assinar um documento dizendo que depois que o carro estiver pronto ele tem até tal data para retirar se não retirar vai ser cobrado diária de pátio vale ressaltar que sempre é bom avisar isso antes para o cliente depois vai ser mais dificil ele querer pagar essa diária. Se ainda assim você não tiver resposta, aà você pode fazer um boletim de ocorrência, se você fizer o boletim de ocorrência dependendo do delegado pode encaminhar esse carro para o pátio aqui é só no caso em que você realmente perdeu o contato com o cliente jamais coloque o carro em relento, na porta da casa do cliente ou querer vender para recuperar o seu prejuÃzo esse bem não é seu se você fizer isso vai ter muitos problemas nada de segurar o carro do cliente viu? Se ele chegar com uma viatura ele vai levar o carro dele embora você não pode prender o carro na oficina em outros PaÃses isso pode fazer, mas aqui no Brasil não! Vale ressaltar que você também pode pedir uma orientação de uma advogado.
Amanda, no meu caso o cliente atende e diz que vai vir, mas não vem e agora? Aqui vai ter que entrar com uma negociação amigável e não cabe fazer boletim de ocorência pois ele está atendendo a sua ligação ok? Nesse caso o que lhe resta e entrar com os meios judiciais para receber.
Conclusão:
Esse problema pode ser evitado quando você cria suas regras como empresa e tem documentos assinados apesar da lei ser uma interpretação ainda sim quando o cliente assina algo ele está ciente e dessa forma não é só benéfico para a oficina e sim para gerar a transparência para o seu cliente. Para evitar que a sua oficina vire um estacionamento tenha documentos e deixe tudo bem transparente.
Te espero no próximo artigo!
Postar um comentário
Deixe seu comentário assim que possÃvel eu te respondo!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.