Reparador (a) você já ficou frustrado (a) por não conseguir realizar seus sonhos?
Isso já aconteceu comigo e não foi só uma vez! Um dia eu parei para fazer algumas perguntas para mim mesma para entender porque eu não conseguia realizar nada. Vou te contar o que eu descobri, assim você pode seguir esses passos.
1- Ter uma direção clara
Eu dizia que queria as coisas, porém se surgisse outra coisa no caminho eu já largava e perdia o foco. O que me fez mudar foi não ter muitas opções, ou seja, ter somente um plano e não vários.
2- Não criar expectativas
Eu criava grandes expectativas com relação a tudo que você pode imaginar, até mesmo uma promoção que estava longe de acontecer – isso na época em que eu trabalhava como CLT. No final das contas, as coisas não saíam como eu queria, então vinha a frustação e logo eu desistia. Hoje eu não sofro mais, porque não fico na expectativa. Simplesmente faço o meu melhor, nas minhas condições e, se algo que eu queria que acontecesse não acontecer, eu tento realizar de outras formas, ou seja, o objetivo continua o mesmo, eu só mudo a rota.
3- Ser mais específica no objetivo
Eu falava que queria viajar, mas não colocava uma data para isso acontecer. Eu não tinha um plano, então a viagem era algo que existia só na minha cabeça. Hoje, quando quero realizar qualquer coisa, eu coloco como meta um dia, mês e ano. Além disso, eu procuro pensar no que vou ter que fazer para juntar todo mês x valor, pois eu não quero viajar com dívidas, por exemplo.
Então, eu me faço as seguintes perguntas:
O que eu quero?
Quando eu quero?
Qual o valor disso?
Qual a data e dia?
Quanto vou precisar guardar todos os meses?
Vou precisar fazer mais dinheiro?
Com base nessas perguntas, fica mais fácil tomar uma decisão.
4- Dar prioridade
Nas consultorias que faço, quando vou fazer planejamento de sonhos, eu sempre coloco para o sonho de curto prazo o período de 1 ano, para o sonho de médio prazo 5 anos e, por fim, para o sonho de longo prazo, um período de 10 anos.
O fato é que muitas vezes não dá para realizar tudo, então é preciso considerar suas prioridades. O que é prioridade para você nesse momento? Comprar um carro, fazer uma viagem, pagar sua dívida? Vamos começar respondendo a algumas perguntas. Vou dar um exemplo de uma compra de celular:
1-Qual é o seu sonho de curto prazo?
Comprar um celular novo.
2-Quanto custa?
R$ 2.500,00
3-Qual o motivo da realização?
Gostaria muito de uma câmera melhor para gravar vídeos em HD.
4-Quando pretende realizar esse sonho?
Em outubro de 2021.
5-Como vai fazer para realiza-lo?
Vou poupar 10% do meu ganho e vender algumas coisas que tenho em casa e não uso.
Depois de escolher sua prioridade, fica mais fácil ter foco. Quando você realizar esse objetivo, você pode seguir para o objetivo de médio e longo prazo.
Tudo isso parece muito difícil, porque todos nós somos imediatistas, não queremos esperar e queremos tudo para ontem. Só que o custo disso é muito alto, pois sempre estamos trabalhando apenas para pagar boletos.
Eu tinha um cliente que não se planejava, ele ficava olhando viagens, carros e casas em diversos sites, mas não conseguia traçar um plano para alcançar esses objetivos. Isso o frustrava muito. Então, não crie metas inatingíveis, faça algo realista para não ter frustações. Não adianta querer em apenas três meses juntar um milhão, porque isso não é algo factível. Agora, estabelecer como meta que daqui a 33 anos você quer ter um milhão, poupando todos os meses o valor de R$500, investindo em fundos imobiliários, por exemplo, com rendimento de 8,09% ao ano (média do índice IFIX dos últimos 7 anos) já é algo que fica dentro da realidade. Vale ressaltar a porcentagem da expectativa de rentabilidade bruta ao ano, sem descontar taxas e impostos. Você pode fazer simulações na calculadora do milhão através desse site: https://yubb.com.br/calculadora-milhao
Não sei se você sabe o que são fundos imobiliários, mas seria como se você fosse dona de um pedacinho de um shopping, por exemplo. Os chamados FIIs têm regras específicas e costumam ser uma alternativa para quem quer investir em imóveis sem se tornar proprietário. Para você entender melhor o que são fundos imobiliários, sugiro que leia esse artigo: https://blog.nubank.com.br/o-que-sao-fundos-imobiliarios/
Afinal, hoje o meu objetivo não é falar sobre investimento, mas sim sobre prioridade.
Resumindo: não fantasie coisas e nem crie expectativas, faça o seu melhor, não tenha plano B, C ou D, fuja das distrações e tenha um objetivo bem específico. Tenho certeza que você vai conseguir realiza-lo.
Te espero no próximo artigo.
Postar um comentário
Deixe seu comentário assim que possível eu te respondo!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.